Na fase que atualmente se encontra a gestão de documentos em uma parcela dos Institutos e Universidades Federais, a avaliação de documentos possui uma grande importância e a discussão e proposição de melhorias em seus procedimentos é de extrema relevância. Por isso, a Rede Arquifes promoverá uma reunião para tratar do assunto com as diretoras e diretores de Unidades de Arquivo e/ou Gestão de Documentos das Instituições Federais de Ensino Superior.
O encontro se faz oportuno, pois o Arquivo Nacional, mediante nota publicada no dia 29 de setembro, onde esclareceu a respeito do Decreto n. 10.148, de 2019 e da Ação Civil Pública n. 5006596-1.2022.4.02.5101/RJ, informou que pretende propor a atualização do decreto para adequá-lo à maturidade dos órgãos no que se refere à gestão de documentos.
Por ser um movimento que defende o livre e pleno exercício das profissões de arquivistas e técnicos em arquivo nas Universidades e Institutos Federais, a Rede Arquifes entende que deve ser contínua a melhoria de normas e instrumentos que tratam da avaliação de documentos, uma das principais atividades destes trabalhadores e que discuti-los amplamente favorece sua qualidade e efetividade.
A reunião acontecerá por meio de webconferência na seguinte data e horário:
- Data: 26 de outubro de 2023
- Horário: 15h – 16h30min
Caso seja uma gestora/gestor de unidade de arquivo e/ou gestão de documentos de um Instituto ou Universidade Federal e não tenha recebido o convite, A Rede Arquifes pedi que entre em contato através do e-mail arquifes@arquifes.com.br.