No último dia primeiro, a Rede Arquifes foi convidada para reunião com a Coordenação Geral de Desenvolvimento e Análise de Instrumentos de Gestão de Documentos e Arquivos (Codag) do Arquivo Nacional para apresentação do projeto de revisão Código de classificação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino. Participaram da reunião, os coordenadores no Arquivo Nacional, Lúcia Maria Menezes Santos e Djalma Mandu de Brito, e presentando a Rede Arquifes, Rosale de Mattos Souza e Rodolfo Peres Rodrigues.
Djalma Brito, Coordenador-Geral de Desenvolvimento e Análise de Instrumentos de Gestão de Documentos e Arquivos (Codag), comentou sobre os acontecimentos desde as últimas interações nas quais haviam sido apresentadas as sugestões da Rede Arquifes para melhoria do instrumento de classificação de documentos das IFES, informou sobre a reunião realizada pela Diretoria de Gestão de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional com o Ministério da Educação (MEC), apresentou o cronograma geral do projeto que abrange os anos de 2023, 2024 e 2025 e informou que a atual atividade do projeto é a sensibilização das instituições federais de ensino e pediu apoio da Rede Arquifes nesta tarefa.
A Coordenadora do Grupo de Trabalho ‘Classificação de Documentos’ da Rede Arquifes, Rosale de Mattos, elogiou a iniciativa e destacou o valor das sugestões apresentadas pelo GT e pediu que fossem consideradas no projeto de atualização e que houvesse um retorno a respeito delas.
Lúcia Maria, Coordenadora de Análise de Instrumentos de Gestão de Documentos (Codai), destacou que o projeto tem como perspectiva modernizar o instrumento e promover uma alteração significativa, com uma nova metodologia, para atualizá-lo para a abordagem funcional.
O Coordenador Geral do Comitê da Rede Arquifes, Rodolfo Peres, comentou sobre a contribuição que pode ser oferecida na sensibilização sobre o projeto pela a Comissão recentemente constituída e articulada pela Rede Arquifes que reúne coordenadores de setores relativos à arquivo e gestão de documentos das IFES.
A Rede Arquifes se comprometeu em contatar diretamente o MEC sobre o tema, como também tratar com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Anifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Será realizado um próximo encontro ainda em novembro para acompanhamento dos encaminhamentos.