A data de hoje é marcada por um triste capítulo para os arquivistas brasileiros.
Em Assembleia Extraordinária foi aprovada a dissolução da Associação dos Arquivistas Brasileiros – AAB.
Fundada em 20 de outubro de 1971, a Associação era uma entidade reconhecida como de Utilidade Pública Estadual do Rio de Janeiro, de acordo com o Decreto Estadual no. 1200, de 13 de abril de 1977 e desde 2006 era membro fundador do Comitê Brasileiro do Escudo Azul.
A AAB era filiada ao Conselho Internacional de Arquivos (CIA), membro da Seção de Associação Profissional (SPA/CIA), e à Associação Latino Americana de Arquivos (ALA) e cumpria um papel fundamental de desenvolver a Arquivologia no Brasil a partir de seus diversos eventos, dentre os quais o principal era o Congresso Brasileiro de Arquivologia – CBA que teve sua primeira edição na década de 1970.
Criada para dignificar a profissão de Arquivista e contribuir para o desenvolvimento da Arquivologia Brasileira, o processo de dissolução foi anunciado em janeiro de 2014 pela Presidente Pró Tempore.
Segue abaixo os pontos aprovados a assembléia de hoje:
1 – Aprovada dissolução da AAB;
2 – Indicada Margareth, que ocupava a presidência Pro Tempore, como liquidante;
3 – Destinação dos bens remanescentes: associados não terão direito de devolução de contribuição associativa; indicado Arquivo Nacional como destinação e na impossibilidade desta, entidade congênere;
4 – Marca do Congresso Brasileiro de Arquivologia (CBA): destinar ao Arquivo Nacional e na impossibilidade desta, entidade congênere.
Obs: Revista Arquivo & Administração terá ISBN cancelada.
Uma resposta em “Associação Brasileira de Arquivologia foi dissolvida”
Triste demais esta notícia! É uma pena a entidade ser dissolvida. Espero que este quadro seja mudado muito em breve.