A página do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ publicou uma notícia no dia 20 de abril, em seu Portal, cujo teor refere-se a publicação de um Edital de Seleção Pública, que visa preencher as vagas do Conselho.
De acordo com o site do órgão, em breve será publicado nos canais de comunicação oficiais do CONARQ, Arquivo Nacional e Ministério da Justiça e Segurança Pública esse edital de seleção pública.
Essa seleção está em consonância com o Decreto 10.148, de 2 de dezembro, de 2019, que publicamos no Blog ARQUIFES, e que na prática, representa um enxugamento na estrutura.
Esse redimensionamento atinge, tanto a representatividade do Conselho, quanto na composição e funcionamento das Câmaras Técnicas. Inclusive com a perda de assento exclusivo no CONARQ.
As vagas de conselheiros do Conselho Nacional de Arquivos englobarão os seguimentos: 1) arquivos estaduais e Distrito Federal; 2) arquivos municipais, 3) associações de arquivistas, e 4) instituições de ensino e pesquisa, organizações ou instituições com atuação nas áreas de arquivologia, história, TIC, ciência da informação, ciências sociais.
A publicação da página do CONARQ, faz uma convocatória pública para seus leitores: “Até lá, mobilize o seu segmento que será representado escolhendo o profissional a ser indicado para compor o CONARQ!”
Como o edital não está disponível, fica inviável realizar uma avaliação de como se dará essa mobilização, quais as esferas de participação, quais critérios serão levados em conta e se a Rede ARQUIFES estaria credenciada para participar desta Seleção Pública.
O Comitê Nacional de Arquivistas das IFES (CNIFES), sensível a este tema, criou um Fórum interno para analisar e debater o Edital, assim que o Documento estiver disponível para consulta.