Nos últimos dez anos, Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior tem se reunido em encontros nacionais bienais (Enarquifes) em que discutem e aprovam uma carta de resoluções. Para atingir os objetivos definidos nessas resoluções, a Rede Arquifes organiza Grupos de Trabalho.
De acordo com a Carta de Resoluções do VI Enarquifes, o Grupo de Trabalho ‘Assentamento Funcional Digital’ tem as seguintes ações/objetivos:
Recomendar aos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a implantação efetiva do processo eletrônico nas atividades de gestão de pessoas, em consonância com o Decreto nº 8.539, de 08 de outubro de 2015, de modo que o número de IFES que utilizam exclusivamente documentos nato digitais nos assentamentos funcionais digitais (AFD) seja ampliado.
Pleitear junto ao Ministério da Economia a emissão de nota que recomende aos servidores a observação da tabela de documentos funcionais vigente na preparação dos assentamentos funcionais legados a serem digitalizadas para evitar que documentos com restrição de acesso, como atestados médicos e correlatos, sejam indevidamente incluídos no SIGEPE-AFD.
Aprovar interlocução com as entidades sindicais que representam as categorias dos servidores públicos das IFES (Andes, Fasubra, ProIFES e SINASEFE) para discutir os problemas relacionados à implantação do Assentamento Funcional Digital (AFD) e suas consequências aos direitos dos servidores com vistas à propor ações que contribuam para resguardá-los.
As inscrições para colaboradores voluntários dos Grupos de Trabalhos da Rede Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior estão abertas até às 23:59 horas do dia 15 de maio de 2020.
Podem participar servidores de Instituições Federais de Ensino Superior ocupantes dos cargos de Arquivista, Técnico em Arquivo e demais cargos que atuem em áreas relacionadas às temáticas do grupo de trabalho. Saiba mais clicando AQUI.