Nos últimos dez anos, Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior tem se reunido em encontros nacionais bienais (Enarquifes) em que discutem e aprovam uma carta de resoluções. Para atingir os objetivos definidos nessas resoluções, a Rede Arquifes organiza Grupos de Trabalho.
De acordo com a Carta de Resoluções do VI Enarquifes, o Grupo de Trabalho ‘RDC-Arq e Plataformas de Acesso’ tem as seguintes ações/objetivos:
Pleitear junto ao Arquivo Nacional e ao Fórum Nacional de Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq) a oferta de cursos em Preservação Digital e Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis nas universidades, institutos federais ou em outras instituições em diferentes regiões do território nacional que permitam a ampla participação de arquivistas das IFES.
Aprovar interlocução com a Associação Nacional Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que apresente o Repositório Arquivístico Digital Confiável como ferramenta indispensável à proteção do direito à memória, do patrimônio histórico, e de direitos difusos e coletivos, contidos ou manifestados em acervos documentais digitais.
Aprovar a continuidade da elaboração de carta de recomendação de implantação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis à Associação Nacional Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
As inscrições para colaboradores voluntários dos Grupos de Trabalhos da Rede Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior estão abertas até às 23:59 horas do dia 15 de maio de 2020.
Podem participar servidores de Instituições Federais de Ensino Superior ocupantes dos cargos de Arquivista, Técnico em Arquivo e demais cargos que atuem em áreas relacionadas às temáticas do grupo de trabalho. Saiba mais clicando AQUI.