A promulgação da Lei N° 13.651, de 11 de abril 2018, que criou a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) em Parnaíba-PE, por desmembramento do campus da Universidade Federal do Piauí e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) em Garanhuns-PE, por desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco podem representar, novas oportunidade para os bacharéis em Arquivologia.
Através do Art. 9º da referida Lei, foram criados duzentos e vinte e um (221) cargos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, previstos na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, para composição do quadro de pessoal da UFDPAR.
Destes, cento e cinquenta e cinco (155) são cargos de nível médio, sendo (02) códigos de vaga de Técnico em Arquivo e sessenta e seis (66) são cargos de nível superior, de classificação “E”, sendo um (01) para o cargo de Arquivista, conforme o Anexo I da Lei.
A lei não especificou em anexo, o quadro de cargos para a UFAPE, apenas o seu quantitativo de pessoal efetivo sendo 628 para cargos de nível médio e 265 cargos de nível superior, de classificação “E”.
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR localiza-se no litoral do Estado do Piauí, a cerca de 337 km da Capital Teresina.
A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE localiza-se na região do planalto da Borborema no agreste pernambucano, a cerca de 100 km de Caruaru-PE e 230 km da Capital Recife.
Não há previsão para a ocupação dos códigos de vagas criados, mas esta lei pode representar nova oportunidade na Região Nordeste, para os que desejam ingressar na Carreira Pública Federal e fazer parte da Rede Nacional de Arquivistas das IFES – ARQUIFES.