Categorias
Geral

Instituto Federal Oferecerá Curso de Técnico em Arquivo

O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – IFSudesteMG, através do Acordo de Cooperação Técnica com o Arquivo Nacional – AN, visa implementar o curso de Técnico em Arquivo através da modalidade de educação á distância – EaD, pela Rede e-TEC.

A vigência do convênio é de 04 (quatro) anos, a partir da data da assinatura do Diretor-Geral do Arquivo Nacional José Ricardo Marques, e do Reitor do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Rogério Araújo Guimarães, publicado hoje no Diário Oficial da União – DOU.

A Cooperação técnica, científica educacional e cultural entre as duas instituições prevê o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos de implantação do curso de formação de Técnico em Arquivos e que em breve estará disponível para o público em geral.

De acordo com o Portal do Arquivista o acordo é resultado da reunião realizada em fevereiro de 2015 entre o ex-diretor do Arquivo Nacional, o professor Galba Di Mambro, consultor e idealizador do curso Técnico de Arquivo em EaD (IF SUDESTE MG) e membros da Câmara Técnica de Capacitação e Recursos Humanos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

A Profissão de Técnico em Arquivo apesar de ser regulamentada pela Lei Nº 6.546 de 4 de julho de 1978, não conta com nenhuma instituição que ofereça regularmente o curso, conforme a exigência da lei.

O projeto começa a sair do papel e se tornar realidade. Esperamos que este curso possa dar conta da demanda nacional de Técnicos em Arquivo, já que muitas IFES, acabam tendo que devolver estes códigos de vaga por falta de profissionais habilitados com a exigência do concurso, e com a ausência de inscritos para os concursos.

23 respostas em “Instituto Federal Oferecerá Curso de Técnico em Arquivo”

Por favor, quem o órgão que tem a competência de emitir declaração dizendo sobre a existência ou inexistência do curso técnico em arquivo no Brasil!?, pois até hoje 13/06/2017 não existe este curso em nível técnico no Brasil. Preciso dessa resposta com muita urgência.

Prezado Renato. Infelizmente a possibilidade deste curso abrir está muito cocomprometido ou até inviabilizado, principalmente em função da portaria presidencial que extinguiu a oferta desse cargo e proibiu editais de preenchimento de codigos de vaga livres de técnico em arquivo nas IFES

Deixe um comentário