Categorias
Geral

Nota de Apoio à Greve dos Técnico-Administrativos das Universidades e Institutos Federais

A Rede de Arquivistas e Técnicos em Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior declara apoio à Greve da categoria dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação, deflagrada pela FASUBRA no dia 11 de março de 2024.

De forma unificada, a FASUBRA e o SINASEFE reivindicam um conjunto de pontos, dos quais tem destaque: A recomposição das perdas inflacionárias, redução do interstício de progressão para 12 meses, piso salarial de 3 salários mínimos, reajuste dos percentuais de incentivo à qualificação, a reestruturação da carreira com definição de 3 níveis.

A Direção Nacional da FASUBRA avaliou que a contraproposta apresentada pelo MGI em fevereiro deste ano não atende as demandas da categoria, pois não oferecia recomposição salarial para 2024 e o recurso financeiro prometido para 2025 e 2026 não seria suficiente para a necessária reestruturação do plano de carreira da categoria.

Restou a categoria realizar a greve para demonstrar a insatisfação de anos sem reajuste e para demover o governo de uma política que não valoriza as trabalhadoras e trabalhadores da categoria e que não contribui com o avanço e melhoria da Educação necessária ao povo brasileiro.

Por isso, fazemos coro com as entidades sindicais e reivindicamos que as propostas da categoria sejam efetivamente discutidas e encaminhadas e que a educação federal seja de fato valorizada como tem anunciado o governo e o presidente Lula em seus pronunciamentos.

Voluntários para atividade

O Comitê Nacional da Rede Arquifes irá promover uma atividade para discutir problemas relacionados às condições de trabalho dos arquivistas e técnicos em arquivo, assim como sobre a terceirização da área de atuação desses profissionais e sobre a necessidade de novos concursos para área no âmbito das Universidades e Institutos Federais. Para tanto, precisa de voluntários, participe e contribua.

Seja voluntário

Deixe um comentário