Mas antes de pegar as taças, precisamos agradecer os patrocinadores dessa ideia:
- Alana Carla Cavalcanti de Oliveira Guimarães
- Alex Arquivo
- Andrea Santos
- Angélica Corvello Schwalbe
- Carmen Lucia Borges Teixeira Valenti
- Cassia Gisele de Morais Rizzo
- Celia Schneider
- Cinara Reis Flores
- Claudineli Carin Seiffert
- Claudio Rodrigues
- Derian Luiz dos Santos
- Eduardo Luiz dos Santos
- Eliseu dos Santos Lima
- Emilene Santos
- Guilherme Garcia Teixeira
- Júnia Terezinha Morais Ramos
- Kelly Cristina Pontes
- Marina Costa de Oliveira
- Milena de Jesus Melo
- Miriane Fiuza
- Murilo
- Nilton Souza Oliveira
- Rosaura Antunes
- Sergio Fredrich Rodrigues
- Solange Huber
- Tassila Oliveira Ramos
- Vitor Tonini Machado
- Wagner Ridolphi
- Zenobio Junior
Ok, mas e agora, o que acontece?
Obrigado por perguntar!
Como havíamos dito durante a campanha, para um projeto desse funcionar, e para que outros projetos futuros sejam vistos com bons olhos, a transparência é primordial.
E infelizmente, a primeira coisa que acontece é: Esperar
Mas não por muito tempo.
Recebemos da equipe benfeitoria o seguinte e-mail (colado na íntegra):
Parabéns pelo sucesso da sua campanha! Você arrecadou R$ 880,00, atingindo 110,00% da meta, a partir da colaboração de 29 benfeitores.
Como as últimas colaborações ainda podem demorar um pouco para cair na conta, em aproximadamente 7 dias te enviaremos todos os dados dos colaboradores e as orientações finais do processo de pagamento. Devido a esse prazo de conclusão das transações, o valor arrecadado pode sofrer pequenas alterações, ok?
Como já falamos lá no início da campanha, a Benfeitoria é a 1ª plataforma do mundo cobrar comissão livre. Você optou por colaborar com 8,00% para nos ajudar a bancar os custos da plataforma. Esse valor representa R$ 70,40 do seu valor arrecadado. A taxa das integradoras financeiras (4,5%) representa R$ 39,60 do total. Sendo assim, o valor líquido arrecadado pela sua campanha é de R$ 770,00.
Vamos nos falando!
Beijos, Equipe Benfeitora “
Pois é, mesmo atingindo 110% da meta, conseguimos apenas 96% da meta graças a impostos e encargos.
Outra fato é que teremos que esperar 7 dias para utilizar o valor. Quando essa etapa burocrática e inevitável acabar é que poderemos de fato começar a atuar.
E quando isso acontecer, isso é o que faremos:
- Documentar todas as transações (seu dinheiro é coisa séria!).
- Contratar o serviço de hospedagem do HostGator.
- Aguardar 1~5 dias para Hostgator confirmar o deposito e conceder acesso ao nosso painel de controle.
- Comprar o modelo de WordPress Thrive (vencedor da pesquisa com os benfeitores).
- Configurar, testar e compartilhar até que todos estejam satisfeitos.
Nosso plano é ter o site funcionando e no ar até o fim de novembro. O prazo é largo por segurança, porque embora estejamos confiantes de que isso aconteça muito antes ninguém do atual CNIFES é design de sites (somos todos Arquivistas e Técnicos de Arquivo), de modo que essa reformulação é também uma jornada de aprendizagem.
Atualizaremos vocês constantemente.
A Pesquisa de Opinião
Junto com a campanha, lançamos uma pesquisa de opinião para ouvir o que é a Rede Arquifes, o que ela quer, do que ela gosta e desgosta.
Foram 50 respostas cheias de opinião, e esses são os resultados:
Os 3 desafios mais votados da profissão são:
- Executar com recursos humanos reduzidos. (41 votos)
- Conscientizar dirigentes. (36 votos)
- Executar com recursos financeiros reduzidos. (33 votos)
O último: Não existir um Arquivo Central vinculado à Reitoria. (1 voto)
Os 3 recursos que mais auxiliariam a profissão:
- Softwares livres que atendam as necessidades. (29 votos)
- Promoção da área em outros eventos — Como eventos de TI ou de administração/Secretariado. (27 votos)
- Conscientização de Associações e outras organizações da área sobre a importância do Arquivista. (24 votos)
O último: Cursos e capacitações na minha região (1 voto).
As características mais importantes para o profissional:
- Persistência. (35 votos em nível 5)
- Espírito de equipe. (27 votos em nível 5)
- Criatividade. (28 votos em nível 5)
Como os Arquifes buscam informação:
- Com colegas da área. (21 votos em nível 5)
- Lendo recursos instrumentais. (20 votos em nível 5)
- Através de informação jornalística. (13 votos)
O último: eventos em geral. (10 votos em nível 5)
Os principais motivos para utilizar o blog da Rede Arquifes:
- Ver notícias sobre eventos que estão ocorrendo. (35 votos)
- Se informar sobre cursos que estão acontecendo. (29 votos)
- Se informar sobre concursos públicos da área nas IFES. (23 votos)
Os últimos: Informações gerais sobre a área, buscar mais contatos com arquivistas. (1 voto cada)
O que gostariam de ver no Portal da Rede Arquifes:
Essa pergunta teve respostas muito acirradas, então vamos até a 5º posição
- Notícias de opinião sobre temas da área. (39 votos)
- Notícias de eventos. (36 votos)
- Avaliação de Softwares e outras aplicações que ajudam a área & Notícias sobre “O que acontece lá fora?” (35 votos cada)
- Matéria de Convidados & Debates com vários participantes sobre a área & Notícias sobre artigos científicos. (34 votos cada)
- Fórum de discussão e áreas para partilhar experiências e documentos. (33 votos)
Além disso, também recebemos uma boa quantia de mensagens diretas, mas para essas vamos fazer uma postagem a parte ok? Não esquecemos de vocês.
Conclusão
Temos muita coisa para fazer, para pensar e discutir, mas as coisas vão andar. Espero que esses resultados também criem insights para vocês, nossos leitores.
Os resultados são os que esperavam? Essa pesquisa vai ser utilizada como base tanto para nós do atual CNIFES quanto para os futuros. Obrigado aos que participaram!
Até mais, Rede Arquifes!