Com o advento do Processo Eletrônico Nacional (PEN), muitas instituições estão adotando ao SEI, com ou sem a presença de arquivistas e técnicos de arquivo; em consonância com um SIGA ou não.
Para nos prepararmos, é necessário manter algumas leituras em dia.
Como sabemos, esse é mais um desafio para o profissional da informação. E para vencê-lo, precisamos estar equipados com a melhor informação possível, tanto para atuarmos no desenvolvimento e implantação dessa transformação, quanto no convencimento e auxílio na tomada de decisão dos gestores das IFES.
Para auxiliar a todos, recomendamos duas leituras iniciais. Sabemos que é necessário muito mais do que duas leituras para discutirmos o assunto, mas aqui citamos essas duas porque dentro delas há uma enormidade de referências que todo profissional deve absorver. Elas representam só o começo de uma rotina de estudos e atualização.
Vamos lá:
- Para começar, dê uma olhada nas Orientações sobre o uso do SEI nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, publicada pela Coordenação-Geral de Gestão de Documentos
- Depois, uma leitura abrangente e profunda. 156 páginas de conteúdo rico em informação. O Departamento de Gestão de Documental da Universidade Federal da Fronteira Sul apresentou o Relatório sobre o Sistema Eletrônico de Informações – SEI – quanto ao atendimento da Gestão Arquivística de Documentos (disponível através da nuvem Arquives com autorização do Chefe do DGD, Murilo Billig Schafer).
Informação é nossa ferramenta de trabalho e objeto de estudo.
Uma resposta em “O que ler para discutir o Sistema Eletrônico de Informações – SEI?”
Caso haja interesse de aprofundamento no assunto, sugiro a leitura da Dissertação do PPGARQ/UNIRIO A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS E O SISTEMA
INFORMATIZADO SEI: A PERSPECTIVA DE USUÁRIOS
Disponivel em http://www.unirio.br/ppgarq/tccs/turma-2015/levy-natasha-hermida-pereira-castro-da-silva-a-gestao-arquivistica-de-documentos-e-o-sistema-informatizado-sei-a-perspectiva-de-usuarios/view