Categorias
Geral

Oficina de Avaliação de Documentos no Arquivo Nacional



Atenção Arquivistas e Técnicos em Arquivo que fazem parte da Comissão Permanente de Avaliação Documental – CPAD de suas respectivas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES

O Arquivo Nacional (AN) promoverá, nos dias 21 a 23 de maio de 2018, a Oficina de Avaliação de Documentos, ministrada por técnicos da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos (COGED).

A Oficina tem o objetivo de disseminar conhecimentos em Arquivo e em Gestão de Documentos nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal; elaborar e aplicar a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo e apresentar os procedimentos de avaliação e eliminação de documentos públicos.

Conteúdo programático:

  • Conceituação e caracterização de documentos de arquivo;

  • Organicidade;

  • Ciclo Vital dos Documentos e Teoria das Três Idades: arquivos correntes, intermediários e permanentes;

  • Fases da gestão de documentos;

  • Conhecimento do fluxo documental, da frequência de consulta, dos locais e prazos de guarda;

  • Identificação dos tipos documentais gerados pelas atividades;

  • Funções: atividades-fim e atividades-meio;

  • Comissão de Avaliação de Documentos (CPAD);

  • Definição e objetivos da classificação;

  • Planos e códigos de classificação: importância, elaboração e aplicação prática;

  • Definição e objetivos da avaliação;

  • Tabelas de temporalidade e destinação de documentos: valoração, definição de prazos de guarda e destinação final dos documentos (guarda permanente ou eliminação);

  • Procedimentos para aplicação da tabela de temporalidade e

  • Procedimentos para elaboração de Listagem de Eliminação, Edital de Ciência e Termo de Eliminação de Documentos.

    Horário: A Oficina será ministrada de 9 h às 17 h, com carga horária total de 21h

    Local: Miniauditório do Arquivo Nacional – Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
    Número de vagas: 25

    Público-alvo: Exclusivo para integrantes de Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD) dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, que deverão encaminhar a Portaria que comprove sua participação na CPAD, no ato da inscrição.
    Inscrições: http://www.arquivonacional.gov.br/br/component/content/article.html?id=998
    Período para inscrições: 18 a 24 de abril de 2018.
    Resposta aos órgãos: 27 de abril de 2018 no site www.arquivonacional.gov.br – Informações pelo telefone: (21) 2179-1301 com as servidoras Danielle ou Vanessa.

  • Deixe um comentário