Na noite desta quinta-feira, 4 de Junho de 2020, ocorreu a primeira reunião do recém criado Grupo de Trabalho Memória Institucional das IFES. Coordenado pela arquivista do Memorial da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Solenar Nascimento.
O encontro contou com dezoito participantes do GT, de diversas Universidades e Institutos Federais do país e com a presença do Coordenador do Comitê Nacional de Arquivistas das IFES, Rodolfo Peres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
O GT foi criado no último ENARQUIFES, realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2019, cujo levantamento da proposta para o evento nacional consta na carta de Salvador, como produto resultante do evento regional IV ARQUIFES Norte/ Nordeste, realizado em 2017, no IFBA.
O GT Memória Institucional das IFES tem como objetivo investigar as ações empreendidas nas IFES, no âmbito de seus lugares de memória, visando à preservação, difusão e acesso a sua memória como patrimônio institucional sendo, componente indispensável ao aperfeiçoamento das Instituições Federais de Ensino (IFES).
Na reunião os componentes se apresentaram, expondo brevemente as suas experiências e o que esperam como resultado das ações do Grupo de Trabalho.
Em seguida foi apresentado um breve histórico sobre a criação do GT e a coordenadora expôs o plano de trabalho bem como os prazos de execução que estão sendo coordenados pelo CNIFES. Foram ouvidas ainda as contribuições e propostas dos demais integrantes do GT.
Para a coordenadora, Solenar Nascimento, essa reunião foi extremamente produtiva e colaborativa, pois contribuirá na execução das atividades efetivas para a consolidação da memória institucional em suas respectivas IFES.